quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Padronagens


As cores já existentes do buldogues brasileiros. Em raças onde existam as 4 cores – preto, tigrado, dourado e branco) a atuação de outros gens podem proporcionar a manifestação de diversas mutações e diluições.

Tigrado
Cor bastante comum. Resultado da ação do gen kbr sobre fundo dourado. Pode ser fechado (estrias pretas mais largas ou em maior quantidade) ou aberto (estrias espaçadas e estreitas). A cor de fundo pode variar do baio ao dourado carregado. É a manifestação da eumelanina em estrias sobre fundo de feomelanina.






Dourado

Cor bastante comum. Resultado da manifestação dos gens da série A, com pelo menos um alelo dominante. Pode variar do creme, passando pelo baio, até o dourado carregado. É a manifestação da feomelanina.






Preto 

O cão negro não terá nenhum amarelo ou dourado. Eles devem ter um nariz preto e os olhos marrons, mas pode vir com os olhos azuis recessivos. É a manifestação da eumelanina preta.

Chocolate
É a versão não dominante do preto, quando a eumelanina, pigmento preto se torna marrom. Ocorre no cão sólido, ou nos tigrados, onde as estrias se tornam marrons. No caso do cão ser dourado (feomelanina) apenas a pele fica marrom (eumelanina), e o cão é chamado de red nose. Todo cão chocolate é red nose, mas nem todo red nose é chocolate. Tem nariz vermelho/chocolate e os olhos verdes (âmbar), marrom ou ouro.

 
Cores raras

Preto e tan 

Não são cães pretos nem carregam o gene para produzir o preto.. Eles são, essencialmente, dourados com um manto preto sobre a maior parte do corpo.  Padrão normal mostra tan nas bochechas, sobrancelhas, sob orelha, tórax, pernas e sob a sua cauda.
Tricolor
Basicamente um cão com marcação tan, porém com áreas de branco.



Azul
Azuis também não tem qualquer outra cor só azul e / ou branco. Eles podem variar em tons de cinza ardósia escuro para azul aço. Eles devem ter um nariz azul e seus olhos podem ser cinza, marrom, ou âmbar. Azul é a diluição da eumelanina preta da pele e pelos.

Lobeiro

Geneticamente um cão dourado, porém com manifestação de um gen recessivo da série A, que provoca o surgimento de pelos com pontas pretas, dando a impressão de acinzentado.










As marcações brancas

O branco é na verdade a ausência de cor. O gen responsável pelas marcações se apresenta em três configurações básicas, mas pode ser afetados por gens minus e plus – minus diminuiria a área de branco e o plus ampliaria, e por isso o fenótipo nem sempre condiz com o genótipo.

Coleira 

A marcação típica de algumas raças, chamada de colar irlandês ou marcação Boston.
Os cães apresentam área branca que atinge a ponta da cauda, pernas, peito, pescoço (em toda sua circunferência ou parcialmente) e no fuço, muitas vezes apresentando uma máscara que cobre olhos e orelhas, com tamanho que pode variar.





Malhado

O cão é basicamente branco, com manchas aleatórias pelo corpo, que atingem a parte superior principalmente.










Branco

O cão é praticamente branco, salvo em casos onde apresenta pequenas manchas na raiz da cauda ou próximas aos olhos e orelhas.

Um comentário:

Antonio Augusto de Sá Neto disse...

Gostei muito da raça. Tem o perfil belo e elegante de raças como Boxer e Bullmastiff. Vocês estão de parabéns. Uma excelente referência de temperamento para o B. Serrano é o Boxer, tendo, para mim, um dos melhores temperamentos da espécie canina.